Recente

Duas atividades de Pique Bandeira para Educação Fisica Escolar


O jogo de "Pique-Bandeira", bastante tradicional na cultura popular, é uma atividade que contêm um grau de complexidade bastante interessante para a iniciação esportiva, principalmente por tratar de aspectos ataque-defesa sem que haja uma clara divisão desses momentos do jogo
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Vivenciar o pique bandeira enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares.
Por meio das regras e da criação de estratégias do jogo, reconhecê-lo como meio de transmissão de valores sociais, como: respeito, amizade, companheirismo e cooperação.
Conhecer novas possibilidades de brincar com o mesmo jogo, e ampliar a capacidade criativa de interpretação no jogo. 

Atividade 1
Em um primeiro momento procurar explicar de forma suscinta e de fácil entendimento, porque os homens da caverna lutavam pelo fogo, depois as lutas por alimento e por último as lutas por territórios.
Pergunta-los se conhecem o "pique bandeira", quais são suas regras e quais as formas de brincar, onde brincam?
Pique é uma brincadeira, é um jogo popular ou um jogo de rua? Seria o pique bandeira uma luta por território?
Os alunos são divididos em duas equipes com mesmo número de pessoas. Cada um fica com um lado da quadra ou espaço reservado para Educação Física. Na linha de fundo de cada lado é colocada uma bandeira (simbolizada por algum objeto portável). O objetivo é roubar a bandeira adversária e proteger a sua, atravessando o campo adversário e correndo sem ser pego (colado). Os jogadores presos no campo adversário só poderão serem libertados através do toque de um de seus companheiros de time.
Enquanto parte do time se dedica à conquista da bandeira do outro, o resto fica incumbido de proteger a sua própria bandeira, evitando que os adversários cheguem até ela, e de vigiar os presos (colados), para que seus colegas não os libertem (descolarem).
O jogo acaba quando um dos times conseguir trazer para seu campo a bandeira do adversário.
Atividade 2
No segundo momento, as crianças serão uniformizadas. E o pique terá uma modificação, a bandeira não será roubada do campo do adversário, mas sim levada até ele, como se fosse à tomada de um território. As outras regras continuarão inalteradas.
Atividade 3
Fazer o pique com duas bandeiras a serem resgatadas. Somente poderá resgatar uma bandeira de cada vez. Vence a equipe que primeiro resgatar suas duas bandeiras.
Avaliação
Avaliar com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas, como:
Reconhecem o pique bandeira enquanto categoria dos jogos populares? É uma brincadeira ou é jogo na qual a estratégia é fundamental? Qual equipe melhor desenvolveu a estratégia? Porquê? Que outras habilidades são necessárias para se jogar bem o pique bandeira?
O professor deverá em uma conversa ao final da aula discutir se questões como respeito, amizade, companheirismo e cooperação foram aplicados ao jogo, e se realmente foram importantes no seu desenvolvimento, de modo a gerar planejamento para as estratégias de ataque e defesa.
Verificar junto a turma como a mudança dos objetivos introduzidos na variação do jogo trouxe mudanças nas estratégias.

Fonte: Educação Física Adaptada e Educação Especial

Nenhum comentário