Recente

Consumir BCAA aumenta resistência e reduz fadiga na corrida

|Postado por: Pedro Henrique|

Os aminoácidos participam da atividade dos músculos e do transporte de oxigênio por todo o organismo, funções relacionadas a exercícios de longa duração, como a corrida.


Os aminoácidos são a menor unidade na constituição da proteína, sendo fundamentais na construção das células e tecidos do corpo. Também são responsáveis pela formação dos anticorpos que combatem infecções causadas por bactérias e vírus, além de participarem da atividade dos músculos e do transporte de oxigênio por todo o organismo, funções estritamente relacionadas a exercícios de intensidade moderada/alta e longa duração, como a corrida. Dentre eles, os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como BCAA (branched chain amino acids), têm sido apontados como importantes aliados dos atletas no que diz respeito ao aumento da resistência e redução da fadiga durante a prática, principalmente em se tratando de provas mais longas, como a maratona.

"Existe uma grande quantidade de evidências, baseadas em trabalhos desenvolvidos por diferentes e respeitados centros de pesquisa em todo mundo, que apontam os benefícios do consumo de BCAA antes e durante a atividade física de longa duração", afirma o nutricionista Reinaldo Tubarão Bassit, doutor em Ciências pelo Laboratório de Metabolismo do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e diretor da assessoria Total Nutrition Sports & Fitness.

Os BCAA são compostos por três aminoácidos - leucina, isoleucina e valina, considerados essenciais por não serem metabolizados pelo organismo, de modo que só podem ser fornecidos pelo consumo de alimentos ricos em proteína, como carnes e leguminosas como a soja e o feijão. Bassit explica que eles atuam como importante fonte energética para o músculo durante períodos de estresse metabólico, como no caso de uma maratona. "Durante uma corrida de longa duração, se o atleta não tiver consumido uma boa quantidade de carboidratos antes da prova, o nível de glicogênio tende a cair por conta do desgaste físico e o organismo então passa a utilizar os aminoácidos para gerar energia".

A utilização dos BCAA pelo organismo para gerar energia, porém, faz com que a concentração desses aminoácidos na corrente sanguínea diminua, comprometendo a manutenção do sistema imunológico. Por isso, sugere Bassit, além do consumo regular, a suplementação de BCAA antes e durante a corrida é importante para manter esse aporte.

Essa suplementação, segundo o nutricionista, também teria efeito na prevenção da fadiga do sistema nervoso central (SNC), que é muito comum em corridas de longa duração e tem como característica a perda súbita de desempenho, ocasionada pelo comprometimento dos estoques energéticos em decorrência do esforço intenso e prolongado. Bassit cita estudos que vêm associando essa fadiga a um aumento de serotonina, neurotransmissor sintetizado no SNC e responsável pela regulação do humor, apetite, sono, contração muscular e algumas funções cognitivas. "A suplementação durante a prova contribui para manter o balanço BCAA/triptofano (aminoácido utilizado para produção de serotonina), uma vez que estes aminoácidos competem pelo mesmo sítio de entrada no sistema nervoso central. Assim, mantidas as concentrações plasmáticas de BCAA, mantém-se o fluxo adequado de triptofano para o sistema nervoso, evitando a fadiga", esclarece.

Dentre os benefícios relacionados à ingestão de BCAA, o nutricionista acrescenta ainda a diminuição da formação de ácido lático no organismo, o que contribui para a redução da fadiga física durante o exercício, além de prevenir lesões musculares. Bassit, no entanto, salienta que a suplementação desses aminoácidos deve ser feita com o acompanhamento de um especialista, dentro dos limites adequados de consumo, para que o atleta possa obter os benefícios sem sobrecarregar os rins e o fígado.

Matéria publicada no site Terra

Nenhum comentário